Noite Mineira de Museus e Bibliotecas: público participa de visita mediada à espaços de memória
.
Publicado em 10/05/2024 10:58
Na última quinta-feira, 10, o Museu Histórico Matiense e a Biblioteca Pública Municipal Professora Dona Glorita participaram da 7ª Edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. A visitação aos espaços de memória é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas (SECULT/MG), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus).
A Biblioteca apresentou a Exposição de livros do Ziraldo um mergulho na leitura para aprofundar o conhecimento sobre esse talentoso escritor mineiro. A mediação ficou por conta do escritor Gilson Salomão que teve bate papo com os visitantes e alunos da rede municipal e estadual de educação.
O Museu Histórico Matiense apresentou a temática “Cidadania no Museu e Um olhar Brasileiro na Conquista da Lua”. Os visitantes participaram de uma visita guiada no acervo que conta a história do 1ºLaboratório de Biologia Veterinária da América do Sul, cinema e fotografia, equipamentos analógicos e imprensa e selos, além de aprofundar os conhecimentos sobre a participação de Matias Barbosa, através do Observatório Astronômico Flammarion na Missão Apolo 11 e singela homenagem ao astrônomo Nelson TRavnik, com mediação do professor Ricardo Sartine.
A Noite Mineira marca a primeira participação do Museu Histórico Matiense, criado em 2022, em um evento estadual com destaque da Exposição sobre Observatório Astronômico Flammarion na Missão Apolo 11 e singela homenagem ao astrônomo Nelson Travnik.
por Prefeitura Municipal de Matias Barbosa